Ensino Diferenciado

A Escola Planeta Terra enfatiza cada aspecto do crescimento e desenvolvimento dos alunos. As turmas reduzidas e professores qualificados nos permitem oferecer um ambiente educacional seguro e inclusivo enquanto garante que cada aluno receba a atenção individual e o suporte necessário.

FESTAS COMUNITÁRIAS

As festas comunitárias é uma forma de apresentar o desenvolvimento das crianças e compartilhar com amigos e famílias, uma forma de celebrar bláblábla

Estudo do meio

Esta atividade pedagógica tem o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos.
O Estudo do Meio permite um contato direto com o objeto de estudo, formando um elo entre conceito teórico e a realidade. É  também um momento rico de integração entre alunos e professores.

PROJETOS

O caráter dessa disciplina está diretamente relacionado ao caminho a ser percorrido para se alcançar um objetivo estabelecido por um grupo de alunos. Envolve uma preparação, organização e estruturação diante de diferentes metas.  

O projeto é uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e reavaliar o processo e todo e qualquer objetivo.

São atividades organizadas com início e fim programados, devendo resultar no cumprimento do que foi estabelecido que se materializa em produtos materiais e ou imateriais.



FILOSOFIA

O que é feio, o que é belo, o que é certo, o que é errado, verdade ou mentira?? Questões próprias da Filosofia.

Na Escola Planeta Terra a Filosofia é trabalhada ao final do Ensino Fundamental I, esclarecendo a responsabilidade de todos com suas ações, desde seu comportamento até sua fala, aprendendo a responsabilizar-se pelas suas próprias escolhas, tornando-se pessoas independentes que caminham para a autonomia.

A partir do Ensino Fundamental II, além de conhecer as principais ideias sobre o ser humano, busca da verdade e questões morais e éticas, a disciplina estimula a reflexão crítica dos alunos, tornando-os capazes de conviver com as diversidades, sabendo se posicionar, expressando sua opinião, seja contra ou a favor dos acontecimentos históricos, compreendendo as dimensões políticas-filosóficas e as consequências sociais e globais.


 

ARTES

A Arte na Escola Planeta Terra é priorizada.

Desde cedo as crianças se envolvem com as Artes e dessa forma, apresentam mais recursos e referenciais em sua capacidade interpretativa de maneira criativa e crítica.

Como atividade enfatiza a observação, reflexão, investigação, criação e experimentação.

O conhecimento da Arte possibilita aos alunos reconhecer as diversidades, construir uma autoimagem positiva e a se integrar com o grupo. Propicia que o aluno se expresse, interaja e compreenda os códigos artísticos, por intermédio de formas, cores, texturas, volumes, sons, movimentos, gestos e expressões.

A arte se apresenta em formas de linguagens múltiplas, manifestada na sociedade através da música, publicidade, arquitetura, recursos audiovisuais, dentre tantas outras formas.


 

MÚSICA

O ensino de Música na Escola Planeta Terra faz parte do currículo escolar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A música é um momento de integração, estimulando o convívio social, a autoestima além de qualidades preciosas como: concentração, memória, raciocínio, coordenação motora, audição, respeito a si próprio e ao grupo, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.

Na Educação Infantil as crianças começam com a musicalização entrando em contato com diferentes gêneros musicais. As atividades são preparadas e trabalhadas de modo a desenvolver esquemas de apreensão da linguagem musical proporcionando a exploração e manipulação de instrumentos, sons do próprio corpo, o desenvolvimento da fala e acuidade auditiva, além de habilidades específicas da área, como, ritmo, pulsação, som e silêncio.    

No Ensino Fundamental I, os estudantes iniciam a alfabetização da escala musical, praticando a flauta doce. A partir do Ensino Fundamental II os estudantes, já alfabetizados, escolhem o instrumento dentre a percussão, violão, bateria e outros.

A educação musical promove o aperfeiçoamento do desempenho dos alunos e otimização do ensino como um todo.

 

INICIAÇÃO ESPORTIVA E ESPORTES

 

Em continuidade ao desenvolvimento psicomotor que tem seu início na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, a iniciação esportiva faz parte, do pleno desenvolvimento dos alunos, juntamente com as demais linguagens. Após a iniciação esportiva que ocorre no final do Ensino Fundamental I e início do Ensino Fundamental II, busca-se um refinamento da motricidade através da aprendizagem de alguns esportes individuais e coletivos,  que culmina no Ensino Médio.

Além dos aspectos psicomotores um elemento central dessas aprendizagens é o desenvolvimento moral com cumprimento das regras e desenvolvimento da ética na prática esportiva no sentido de considerar, respeitar e cuidar do outro, acima de qualquer resultado do jogo.


ATIVIDADE DE ROPE SKIPING

A possibilidade de utilizar a corda – elemento presente prioritariamente no universo infantil – com inenarráveis possibilidades de construção de saltos e manobras, configura o Rope Skipping.

Tal modalidade/brincadeira foi inserida no currículo da Educação Física da Escola Planeta Terra com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento dos alunos e a difundir a modalidade dentro dessa perspectiva: a possibilidade inesgotável de criações sem deixar de lado o prazer em brincar.

O risco de erro na execução das manobras e acrobacias mais complexas torna o Rope Skipping (pular corda) um desafio a ser constantemente superado. Em contrapartida, essa liberdade de movimentos presente no universo do brincar, faz desta, uma brincadeira privilegiada que contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo no contexto curricular da Escola Planeta Terra.

 

CANTO DOS ANIMAIS

A convivência com os animais na escola, traz vários benefícios. Primeiramente é um momento prazeroso e que facilita muito na adaptação de crianças menores na escola.

Essa convivência também desenvolve o senso de responsabilidade, habilidades sociais, estimulam a paciência e tolerância, empatia, melhoria na autoestima, sendo muito importante para o entendimento de questões relacionadas à questão ambiental, onde os estudantes se familiarizam com práticas sustentáveis e possam vislumbrar os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente e suas implicações futuras.

 

JARDINAGEM

A jardinagem nos leva a estimular o respeito ao meio ambiente traduzido no cuidado com as plantas que consiste na manutenção do nosso jardim, assim como na observação e contemplação da diversidade de espécies na escola que são utilizadas pelas diversas áreas de conhecimento como as Ciências, a Matemática, Artes dentre outras.

 

HORTA

A educação ambiental é um dos tópicos importantes a ser explorado, pois possibilita criar hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Além disso, pode desenvolver hábitos de consumir alimentos saudáveis para a saúde.

O cultivo da horta na escola cria situações diversificadas de aprendizagem, permitindo ampliar questões de cuidado consigo e com os outros que fazem parte do meio social e ambiental.

 

 

CURSO EXTRACURRICULAR – BALLET

O ballet clássico faz parte de um dos cursos extracurriculares indicado para crianças acima de 4 anos.

O ballet consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as dançarinas e dançarinos vão adquirindo aos poucos. Exige disciplina, boa postura e ritmo, além disso os estudantes podem desfrutar de muitos benefícios como a melhora na coordenação motora, aumento da concentração, desenvolve noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, resistência corporal e melhora a postura, contribuindo para a construção positiva da imagem corporal.