PRINCÍPIOS DA ESCOLA

Os princípios que orientam o projeto pedagógico da Escola Planeta Terra estão baseados nas teorias a seguir, que em nosso projeto, estruturam o método Cointeracionista®:

• Psicogenética, de Henri Wallon - a emoção é preponderante para o desenvolvimento e para as aprendizagens, pois não é apenas uma reação, ela é uma atividade que vai caracterizando a formação da pessoa;

• Psicogênese, Jean Piaget - o desenvolvimento é individual, com ritmo próprio, mas todos, a seu tempo, adquirem as aprendizagens adequadas ao seu desenvolvimento;

• Sócio-histórica, Lev S. Vygotsky - a dimensão social é o espaço onde ocorrem as aprendizagens, devido a relação com o outro, estabelecendo a importância da organização do coletivo.

As contribuições desses autores, para a Escola Planeta Terra, desdobram-se nos princípios:

• Atenção ao desenvolvimento emocional, trabalhado por meio das ações de:

- Acolhimento;

- Valorização constante das conquistas dos alunos;

- Estímulo a movimentar-se, deslocar-se, tendo por referência o outro, no sentido de cuidar e considerar o amigo, professor, plantas, brinquedos, animais, material didático etc.;

- Resolução coletiva dos conflitos;

- Avaliação semanal da rotina e das relações sociais entre os diversos grupos.

• Respeito ao desenvolvimento individual. Como indivíduo, cada ser tem um desenvolvimento único, estabelece um ritmo próprio, atribuindo significado individual a todas as experiências e aprendizagens. Para isso é necessário:

- Compreender que o movimentar-se é a base do desenvolvimento cognitivo para a infância;

- Expressar as ideias, vontades e aprender a ouvir as ideias e vontades dos outros, sendo estas uma das aprendizagens mais difíceis para o desenvolvimento e convívio humano;

- Dispor de tempo ao aluno para que opere com as novas aprendizagens.

Nessa perspectiva, avaliar é considerar o aluno em relação a si, em relação ao seu esforço individual, tendo por referência as expectativas de aprendizagem estabelecidas e adequadas para cada faixa etária.

•  Organização do ambiente para que a aprendizagem não ocorra de maneira isolada, mas com o outro. O reconhecimento da necessidade de construir um ambiente favorável que atenda às demandas das pessoas que compõem o coletivo.

Estes três princípios concretizam-se nos grupos, com um número de alunos que permite ao professor observar a necessidade individual, valorizar individualmente o trabalho realizado, permitir a compreensão do desenvolvimento diferente de cada um, realizar dinâmicas que os coloquem sistematicamente a trabalhar com todos da turma e entre as turmas, exercitando a sua diferença e aprendendo a considerar as diferenças dos outros, construindo coletivos independentes, que consigam adquirir autonomia.

Como resultado destes princípios, entendemos que a aprendizagem dos conhecimentos sistematizados – língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, música, artes, inglês, educação física – o cuidado da horta, jardim, do pomar, dos animais, devem ocorrer de maneira prazerosa, pois não há qualquer necessidade destes conhecimentos serem vivenciados e apreendidos através do sofrimento, causado pela ansiedade, pela insegurança, pelo medo, por ameaças, pela dúvida sobre a capacidade em aprender.

Aprender, para a Escola Planeta Terra significa alegria, prazer, organização, respeito, consideração, e, desta maneira, não estamos buscando resultado em curto prazo, um resultado imediato, mas queremos que nossos alunos tenham as melhores lembranças de sua infância e de sua adolescência, com o máximo de conhecimentos, e assim, com competência em tratar e acolher o diferente, criativos na resolução dos problemas e com conhecimento para expressar sua perspectiva.

O MÉTODO

metodo-cointeracionista-livro-ronaldo-negrao.jpeg

A Escola Planeta Terra é pautada pelos princípios da Educação Humanista, utiliza o método Cointeracionista® formulado pelo Professor Ronaldo Ferreira Negrão.

O termo Educação Humanista designa diversas teorias e práticas, respeitando o desenvolvimento integral do indivíduo (aluno), em um ambiente de não violência e não discriminação.

A contribuição do
Cointeracionismo® para a  Educação Humanista é no sentido de estabelecer os limites humanos em relação ao seu desenvolvimento, as suas aprendizagens e em relação a dinâmica do convívio humano.